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Como criar um E-Book! Coloque seu conhecimento em uma plataforma de vendas digital!


"Como criar um E-Book"

Para criar um ebook, é necessário seguir algumas etapas fundamentais. Em cada uma você perceberá como o processo de criação é mais simples do que você imagina. São elas:


1. Defina bem o tema do ebook:
A escolha do tema é uma das etapas mais importantes do processo de criação do seu livro digital. É importante que seu ebook seja sobre algo que você domine e que tenha facilidade de ensinar, pois assim você passa credibilidade para seu leitor.
O nicho de mercado escolhido também deve ter demanda suficiente para garantir um volume satisfatório de vendas e valer seu investimento. Utilize ferramentas como o Google Trends e o SEMRush para descobrir quais são os temas mais pesquisados no segmento que você pretende atuar. Essa pode ser uma pista para os problemas mais recorrentes do público.
Lembre-se de acessar os sites que aparecem nos primeiros lugares da busca, para ver como eles abordam o assunto, e já ir pensando em maneiras de diferenciar seu conteúdo, e entregar um material ainda mais completo para sua audiência.
Outra estratégia que ajuda na hora de definir o tema do seu ebook é utilizar os dados do seu blog (caso você tenha um) para saber quais são os temas que sua audiência pesquisa para chegar na sua página, e quais são os posts mais acessados.

2. Conheça seu público-alvo
Pode parecer estranho, mas antes mesmo de escrever seu livro digital, você precisa conhecer o perfil do seu futuro leitor para criar um conteúdo alinhado às necessidades dessa pessoa.
Esse tipo de informação também é importante na hora de escolher os melhores canais para divulgar seu ebook, afinal, você não quer perder tempo e desperdiçar esforços com pessoas que não têm interesse pelo assunto que você aborda.

3. Otimize sua produção de conteúdo
Se você já tem conteúdo publicado sobre o mesmo assunto do seu ebook, pode utilizá-lo como insumo para a criação do seu livro digital.
Um trabalho de faculdade, um blog post, um vídeo ou um podcast, podem dar origem a materiais mais completos sobre o assunto, e o inverso também pode acontecer: um ebook ser transformado em pílulas menores de conteúdo para seu blog ou canal no YouTube.
Quando falamos em produto digital, é sempre bom pensar em estratégias multicanais. Dessa forma, você consegue atingir mais pessoas com seu conteúdo e otimiza seu tempo de produção.

4. Organize e estruture os tópicos do livro
Depois de decidir o tema, a persona e o seu objetivo, está na hora de decidir quais os tópicos que você abordará no seu ebook.
Faça um esboço sobre cada um deles e organize os capítulos de forma coerente, para manter o leitor interessado.
É importante fundamentar suas ideias, por isso, faça uma boa pesquisa na internet sobre o que já foi escrito daquele assunto e o que há de mais novo na discussão. Lembre-se que seu texto deve ser de fácil assimilação e, ao mesmo tempo, oferecer todas as informações que seu leitor precisa para solucionar um problema.
Ferramentas de pesquisas de palavras chave, como o Google Keyword Planner, podem auxiliar bastante na seleção dos tópicos. Elas ajudam você a entender os interesses do seu público- alvo, assim, você conseguirá organizar seu conteúdo com mais eficiência.

5. Ilustre o ebook
O uso de imagens favorece a leitura e deixa o conteúdo mais atrativo, principalmente, quando o assunto é mais técnico.
Existem duas opções de utilizar fotos no seu livro digital, sem ter um custo alto.
A primeira é optar pelo uso de imagens de seu arquivo pessoal ou produzir suas próprias imagens, o que não lhe renderá problemas com direitos autorais. Nesse caso, a única exigência é que as fotos estejam em alta resolução e tenham relação com o conteúdo abordado.
Já a segunda hipótese é usar fotos de bancos de imagens. Na internet, há vários deles disponíveis, com preços acessíveis, e até gratuitos. Nossas recomendações são:
ShutterStock
Site de buscas que reúne milhares de fotos de uso royalty free, a preços acessíveis.
Public Domain Photos
Mais de 5.000 fotos e 8.000 ilustrações para uso gratuito.
Free Digital Photos
Oferece também um plano pago para quem precisa de imagens em alta resolução.
Every Stock Photo
Reúne mais de cinco milhões de fotos obtidas em diversos bancos de imagens.
A vantagem dos bancos de imagens é que você economiza uma etapa do processo de criação do ebook e tem a certeza de que terá imagens de alta qualidade.

6. Escolha o formato do seu ebook (PDF ou Epub)
A principal diferença entre os dois formatos diz respeito à adaptação dos textos à tela do leitor.
Um ebook com o formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível. Aqueles disponibilizados em PDF, no entanto, mantêm sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.
Funcionalidades dos arquivos Epub:

Possibilitam o redimensionamento de textos e a alteração da fonte;

Permitem a busca por palavra e a inserção de destaques;

É possível mudar de página a partir do toque;

Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens.
Funcionalidades dos arquivos PDF:

Reproduzem com exatidão o modelo da página impressa;

Permitem ampliar ou reduzir a página para melhor visualização do conteúdo;

A barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas;

Ideais para ebooks mais complexos, em que o número de imagens é significativo e o formato é mais complexo.
Mais uma vez, falará mais alto o perfil da sua audiência: seu consumidor tem o hábito de usar dispositivos de leitura móveis como tablets ou ele usa mais o desktop?

7. Dedique-se à formatação
Além de estar bem escrito, seu ebook deve ter um bom acabamento, o que dará um ar mais profissional à obra.
Um dos fatores que mais influencia a experiência do usuário é a escaneabilidade, que é a capacidade que o leitor tem de passar os olhos pelo seu conteúdo nos primeiros segundos e saber do que se trata.
Fique atento à trechos muito longos e verifique a possibilidade de “quebrá-los”, sem atrapalhar a coerência do texto. Esse cuidado deve ser tomado no momento de redigir o conteúdo e, mais tarde, na diagramação.
Outra dica importante é escolher imagens que estejam relacionadas com o assunto que você está abordando. Essa coerência visual ajuda a aumentar a confiabilidade do consumidor no seu produto.
E, por último, a identidade visual do seu ebook também deve estar alinhada aos seus outros canais de comunicação, como site e redes sociais. O ideal é que seu público “bata o olho” na primeira página e associe aquele conteúdo a você.
Caso você não domine ferramentas de formatação e diagramação, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa.
Em relação às despesas com a diagramação de um livro comum, os custos com um ebook serão bem menores. Você encontrará bons profissionais freelancers em sites como o upwork.com ou o workana.com.

8. Revise seu conteúdo
Quando ficamos muito focados em um conteúdo, é possível que alguns detalhes passem despercebidos. Por isso, recomendamos ter uma perspectiva externa. Assim, você assegura que está lançando a melhor versão possível do seu material.
A revisão do seu e-book deve se dar em duas etapas: de conteúdo e gramatical.
Do ponto de vista do conteúdo, seu texto deve ser claro e objetivo. Peça a opinião de pessoas de dentro e de fora do seu mercado, e pergunte as principais dúvidas acerca daquele conteúdo.
Para a revisão de português, considere contratar um editor, pois este profissional está mais treinado para identificar erros de escrita, acentuação e concordância, que são quase invisíveis para quem é leigo no assunto.
É sempre bom lembrar que apesar da internet permitir uma certa informalidade, isso não significa que você deve entregar textos complexos ou mal escritos.

9. Registre sua obra
Se a intenção é criar um ebook e comercializá-lo, é importante registrar o trabalho na Biblioteca Nacional. Assim você terá o ISBN, sistema de identificação que inclui os dados de autoria, e ficará mais seguro com relação aos direitos autorais.
As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, no link http://www.bn.br/.

10. Defina o preço do seu produto
Conforme nós falamos no início do texto, o ebook serve para os diferentes estágios do seu funil de venda e pode, inclusive, ser seu produto principal.
Geralmente, um ebook usado para a atração de leads, também conhecido como “isca digital”, é distribuído gratuitamente, em troca das informações de contato de quem faz o download.
Por motivos óbvios, essa estratégia não tem retorno financeiro imediato. Você precisará nutrir um relacionamento com esses usuários, se quiser convencê-los a fazer a compra. Apesar disso, esse modelo tem mostrado excelentes resultados para os empreendedores que desejam ter um negócio de recorrência.
No caso do seu ebook ser o seu produto principal, o preço dele dependerá do valor que você entrega para a sua audiência. Na maioria dos casos, os preços variam entre R$47 e R$97. Se seu conteúdo é de alto valor agregado, equivalente a um curso sobre um assunto, sinta-se à vontade para colocar um valor acima do que é cobrado no mercado.

11. Escolha a plataforma de distribuição
Uma vez que seu livro esteja pronto, chegou a hora de definir:
Como entregar meu ebook após a venda?
Como receber pagamentos pela internet?
Como garantir que meu conteúdo não será replicado por terceiros?
Para resolver questões como essas, o ideal é escolher uma plataforma de distribuição de cursos online.
A plataforma escolhida deve prover todas as ferramentas e infraestrutura para que você não tenha que se preocupar com todos os detalhes do processo de venda, e possa focar na criação de um produto de qualidade.
Se estiver em dúvidas, entre em contato com outros infoprodutores e pergunte a eles qual o serviço que eles usam/recomendam.

12. Divulgue seu ebook
Monte estratégias para difundir seu trabalho. Lembre-se de privilegiar os canais nos quais sua audiência está. Dicas para dar publicidade ao ebook
Redes sociais
Divulgue seu trabalho no Facebook, Instagram, Youtube e qualquer outra rede social que seu público-alvo faça uso. Não se esqueça de deixar o CTAclaro para que seus seguidores baixem ou adquiram seu ebook.
Parcerias
Entre em contato com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao tema do seu ebook e ofereça artigos para publicação, conhecidos também como guest posts. Essa estratégia também é boa para fortalecer seu domínio, o que é bom para futuros lançamentos.
Blog
Crie um blog sobre o tema do seu ebook, para montar uma rede de contatos com interessados no tema, e utilize a ferramenta para comercializar seu livro.
Programa de Afiliados
Por meio de programas de Afiliados, você pode oferecer uma comissão a qualquer pessoa que vender seu ebook, e ainda definir qual o valor dessa comissão.
Email marketing
Construa uma lista de emails de pessoas interessadas em seu conteúdo. A partir daí, você poderá se comunicar com seu público diretamente e promover seu ebook.
Landing page
A landing page é ideal para dar destaque para seu conteúdo e facilitar a vida dos usuários que desejam baixar seu material. Mas não se preocupe, pois hoje existem várias ferramentas gratuitas para a criação de landing pages para pessoas que não têm conhecimentos de design ou programação.
Links patrocinados
Se você ainda não tem tráfego relevante no seu blog, sugerimos utilizar links patrocinados para dar visibilidade ao seu ebook. Essa técnica consiste, basicamente, em pagar a rede de pesquisa de buscadores, como o Google, para exibir anúncios que direcionam para sua landing page. Aproveite para ler nosso post sobre publicidade paga.

13. Monitore os resultados
Você redigiu o ebook, cuidou com carinho de cada detalhe, e o disponibilizou online. Após iniciar uma campanha de vendas do seu ebook, você deverá sempre monitorar suas ações, por meio de ferramentas como o Google Analytics, Hotmart Analytics (caso escolha essa ferramenta para seu negócio), bem como relatório do Facebook e Adwords.
Esse trabalho é fundamental para você entender os pontos fracos da sua divulgação e otimizá-los para obter melhores taxas de conversão.

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